Coisas de Matemática que você aprende na escola e quase nunca usa.

22/01/2018 13:46

 

O MASSACRE DA MATEMÁTICA

Contas gigantes, fórmulas absurdas, xis e ípsilon que não acabam mais. Por que, céus, por quê!?

Números primos

O que é– 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19… São os números que não podem ser divididos por nenhum outro além dele mesmo e de 1. O parentesco no nome confunde a cabeça e deixa uma pergunta: “O que isso muda na minha vida? ” Basicamente nada.

Quem usa– Matemáticos, criptógrafos, investigadores (caso precisem abrir um cofre, por exemplo)

Mas a verdade é– Quando precisam usar milhares de combinações diferentes, criptógrafos podem recorrer a um gerador de chaves, como o RSA, desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ninguém precisa saber os números primos de cor.

Bhaskara

O que é– Fórmula que ajuda a resolver qualquer problema que envolva equações de segundo grau, nas quais você precisa encontrar o xis da questão. Só de bater o olho já dá aquele frio na barriga, diria a galerinha de humanas.

Quem usa– Matemáticos, engenheiros civis e mecânicos e até advogados trabalhistas

Mas a verdade é– Ninguém enche caderno com a fórmula. Hoje em dia, os profissionais usam calculadoras científicas para fazer essas contas.

Matriz

O que é– Estruturas matemáticas em forma de tabela, com linhas e colunas. Servem para ajudar a organizar dados e informações. Até aqui, beleza. Mas aí entram as matrizes quadradas e as determinantes, que acabam com a alegria do cidadão.

Quem usa– Matemáticos, engenheiros, economistas, administradores.

Mas a verdade é– Qualquer tabela simples de programas como Excel usa o conceito de matriz, sem que precisemos somar, multiplicar nem subtrair a todo o momento. Viva a tecnologia!

 

Números irracionais

O que é– Eles realmente fazem a gente perder a razão. São números decimais, não periódicos e infinitos. O mais famoso da categoria é o Pi (3,141592…). As raízes de números racionais que não são exatas também entram nesse grupo. Por exemplo, a raiz quadrada de 2 é 1,41421356… Aaaaaaargh!

Quem usa– Matemáticos, físicos, administradores, engenheiros, contadores.

Mas a verdade é– Com exceção dos nobres profissionais acima, os outros mortais abreviam a infinitude dos irracionais. Pi é só 3,14. E fim de papo.

Função quadrática

O que é– A temida fórmula f(x) = ax ao quadrado + bx+ c, que também aparece como gráfico.

Quem usa– Físicos, engenheiros civis, biólogos (no processo de fotossíntese das plantas) e administradores (ao relacionar funções de custo, lucro e receita).

Mas a verdade é– Muita gente usa a função, mas não do jeito chato. Jogadores de futebol calculam parábolas para chutar a bola. Assim como todo mundo, eles não aplicam a equação, só o conceito.

Logaritmo

O que é– Forma de simbolizar potência. Por exemplo, 10 ao quadrado = 100 podemos ser representados como log 100 = 2. Em outras palavras, logaritmo é o número expoente.

Quem usa– Matemáticos, físicos, geólogos (os logaritmos foram fundamentais na criação da escala Richter, que mede a intensidade dos terremotos)

Mas a verdade é– Eles de fato eram muito usados antes da calculadora científica. Serviam para simplificar divisões, multiplicações, potências e raízes. Hoje, é pura matemática vintage.

Números complexos

O que é– Muito complexos: representam a combinação de números reais e imaginários.

Quem usa– Físicos, matemáticos, engenheiros elétricos.

 

Mas a verdade é– Estão nos cálculos da física quântica e na análise de circuitos de corrente alternada. Mas são contas que qualquer calculadora científica faz.